Pagode

Nesta semana mostraremos tudo que cerca o pagode, cada dia com uma boa novidade e curiosidade sobre suas músicas, bandas, instrumentos, figurinos, enfim, tudo o que você precisa para se tornar um pagodeiro oficial!!!

 

O ritmo Samba parece ser totalmente de origem brasileira, mas ai que vocês se enganam, pois é originário da angola com nome SEMBA, que significa UMBIGADA, devido a forma que era dançado Por volta de década de 70 surgi um “samba diferenciado”, na verdade o pagode com algumas inovações. Grupos como, Fundo de Quintal, Jorge Aragão, Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Almir Guineto e Alcione surgiram nos anos 80. Na década de 90 o pagode se torna muito popular, ganhando novos grupos como Revelação, Raça Negra, Katinguelê, Negritude Junior, Exaltasamba, Molejo e KaraMetade.

Para alguns, o pagode apresenta nítidas diferenciações do samba que era feito até então. Têm andamento mais ligeiro, agressivo, além de introduzir o repique de mão criado pelo músico Ubirany, do grupo Fundo de Quintal, o tantã (criado pelo músico e compositor Sereno, do grupo Fundo de Quintal) e o banjo com braço de cavaquinho (criado por Almir Guineto). É um ritmo de mais festeiro do que o samba, sempre regado a muita comida e bebida.

As letras do pagode são bastante descontraídas, engraçadas, falam muito de amor, o que atraiu muita divulgação ao estilo, mas normalmente não apresentam grande expressão, os pagodeiros em questão se preocupam mais com o ritmo, a aliteração do que com conteúdo nas letras.

O triboSP foi até um grupo de pagode e irá trazer pra vocês entrevistas, vídeos e um making off. Aguardem…

 

 

Fundo de Quintal – O Show tem que continuar

 

Katinguelê – Inaraí 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: