Música Sertaneja

Essa semana o triboSP mostrará um pouco mais sobre a música e a cultura sertaneja, suas duplas, seus instrumentos e roupas características.

Conhecida como “Caipira” ou “sertaneja” a música composta e executada nas zonas rurais do país, como a antiga Moda de viola utiliza instrumentos artesanais típicos do Brasil como viola, acordeão e gaita. Cornélio Pires, o primeiro grande promotor deste estilo musical, foi quem conseguiu, em 1928, que este estilo entrasse para a discografia brasileira, sendo considerado o precursor dos sertanejos, popularizando a música caipira no Brasil.

A música rural que mantém seus temas, feita por Cornélio Pires, João Pacífico, Tonico & Tinoco e Pena Branca & Xavantinho, para se diferenciar da música sertaneja, passou a se denominar “música de raiz“, querendo dizer que está ligada verdadeiramente às suas raízes rurais, a moda de viola, a terra e ao sertão.

No entanto, a partir da década de 1980, tem início uma exploração comercial do estilo sertanejo, em muitos casos, à uma releitura de sucessos internacionais e mesmo da Jovem Guarda. Esses artistas passam a ser chamados de “duplas sertanejas”. Começando com Chitãozinho & Xororó, Leandro & Leonardo e Zezé Di Camargo & Luciano, várias duplas seguem o mesmo caminho, fazendo com que o estilo alcançe o seu auge no final da década de 1980 e início de 1990. Hoje em dia, o termo música sertaneja vem, aos poucos, sendo substituído pelo termo música country devido à influência norte-americana.

No começo da década de 2000, o estilo musical volta a viver tempos melhores com o sucesso de duplas como Bruno & Marrone e Edson & Hudson.

O estilo sertanejo, ao contrário da música caipira, tem pouca temática rural para poder agradar a habitantes das grandes cidades. A temática da música sertaneja, é, em geral, o amor não correspondido e a traição.

Almir Sater, Gian & Giovanni, Daniel, César Menotti e Fabiano, Inezita Barroso, Milionário & José Rico, Rick & Renner e Rionegro & Solimões são alguns dos mais conhecidos nomes desse estilo que diz muito sobre o nosso Brasil.

 

 

Inezita Barrozo – Marvada Pinga

 

Leonardo, Chitaozinho & Xororó, Zezé di Camargo & Luciano – Canção da amizade

 

Uma resposta to “Música Sertaneja”

  1. wilian junior Says:

    eu tenho que fazer um trabalho so bre a tribo caipira e esse conteudo que vcs postar me ajudou muito!parabens
    obrigado

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: